Benefícios da cenoura

Você sabia?
A cenoura mantém os olhos longe de problemas e a pele mais bonita, protegida dos raios ultravioleta. E ainda nos deixa preparados para enfrentar bactérias e outros micro-organismos nocivos. Isso tudo graças ao betacaroteno, a substância responsável pela coloração alaranjada desse alimento. Estudos feitos mostram que a ingestão de grande quantidade de betacaroteno da cenoura, outros vegetais e frutas está ligada até a 50% de taxas menores de câncer da bexiga, cérvix, cólon, próstata, laringe e esôfago, e redução de 20% no risco de câncer de mama após a menopausa.
Porque é importante para as crianças?
Nosso organismo não pode armazenar vitamina A. Então, faz reservas de betacaroteno. São essas moléculas que formarão o nutriente sempre que o corpo sentir a falta dele. Sua carência provoca problemas no sistema imunológico, deixando as crianças mais suscetíveis a infecções. Também podem surgir lesões na pele e doenças nos olhos. Há estudos que provam a relação entre o betacaroteno e o menor risco de acumular placas de gordura nas artérias.
Conheça o melhor modo de consumo
Comprando
Particularmente propensas aos pesticidas e a outros resíduos de produtos químicos, a cenoura deve sempre ser descascada antes do uso, a menos que cultivadas organicamente. Evite as que estiverem quebradas ou com rachaduras. Verifique também se não estão machucadas, esburacadas.
Preparando
A cenoura adiciona tanto cor quanto textura e sabor a muitos pratos. As variedades vão desde as doces, especialmente as de safras novas, ao sabor mais maduro. O betacaroteno não é destruído durante o cozimento. A cenoura crua pode ser ralada em ralo grosso ou fino, cortada em palitinhos e servida com molhos ou adicionada em sopas.
Armazenando
Cenouras mais velhas, contém maiores quantidades de betacaroteno do que a cenoura mais nova. Para mantê-la crocante, guarde-a na geladeira na parte menos fria da geladeira ou em uma dispensa refrigerada.
COMO FAZER SEU FILHO EXPERIMENTAR CENOURA